segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Flashs do rock

Dica da semana: Rock n´ roll exposed: The photography of Bob Gruen
           A rede de tv americana Sky Arts  para homenagear  o fotógrafo Bob Gruen produziu uma serie de quatro episódios que contam seus anos documentando a historia do rock. Aqui no Brasil ele são transimitidos no formato de longa-metragem pela rede HBO.

O fotografo do estilo de vida mais degradante da história abriu seu estúdio pessoal para o diretor Don Letts e fez uma retrospectiva de um cenário anti-heróico que se desenvolvia através das décadas. Dos anos 1960 com Led Zepplin e até os dias atuais com Green Day.

No decorrer da história de Gruen é possível notar que seu grande trunfo não foi seu amor por música, mas seu carisma, sua personalidade calma e sensível o rendeu amizades no meio e acesso a privacidade de seus novos amigos, como o ex- Beatle, John Lennon e Yoko Ono. O casal o elegeram o fotógrafo oficial de bastidores e gravações em estúdios. As primeiras fotos do filho do casal, Sean Lennon, foram tiradas exclusivamente por ele. 

Gruen esteve no ônibus de turnê dos  Sex Pistols e dos New York Dolls. Ele se envolveu na parte que dava base ao Rock, a atitude.




Uma curiosidade, mostrada no documentario é que ele nunca havia sido chamado para expor suas fotos em museus ou galerias  até  os organizadores da FAAP o chamarem em 2007.

Com pouco mais que duas horas as cenas e entrevistas com grandes nomes, como Debbie Harry (Blondie), Iggy Pop (Stooges) e Sean Lennon, o transportam para uma viagem pelas melhores décadas e bandas da historia do rock.

Um comentário: